sábado, 17 de julho de 2010

amor cura o amor?


Na verdade, as pessoas querem mesmo é ser amadas, de preferência por um parceiro atencioso e apaixonado. Quando menino, ouvia as pessoas dizerem que uma dor de amor só se cura com um outro amor. Assim, as meninas emendavam um namoro no outro sem nem dar tempo de refletir sobre o assunto. Aliás, esse é um fantasma que pode continuar perseguindo qualquer pessoa na idade adulta.

Muita gente precisa se sentir preenchida, ocupada com um relacionamento, não deixando nenhum espaço para ouvir ou sentir suas dúvidas. Mas, por que ter tanto medo de sua própria sensibilidade, por que ter medo de se ouvir? Por que ficar ao lado de pessoas sem conteúdo, por que se permitir manter relacionamentos desagradáveis ou desrespeitosos?

Nessa sintonia, acho bem melhor um outro ditado que diz: "Antes só do que mal acompanhado". Porque sozinho posso aprender ser uma boa companhia para mim mesmo. Já que quando estamos tristes, com raiva de nossos parceiros, ou enjoados com coisas chatas que estamos enfrentando num relacionamento, seguramente nos tornamos pessoas desagradáveis. Sem perceber ficamos chatos. E por que não aproveitar a solidão para também cultivar o amor-próprio? Aprender a se ouvir, se respeitar?
Mas, para encontrar essa força, precisamos desocupar nosso corpo emocional e mental. Precisamos deixar de segurar o passado e de se magoar por coisas que nos fizeram. Precisamos arrumar um espaço vazio.

Acredito que muita gente fique só, sem conseguir manter um relacionamento, justamente para encontrar esse espaço vazio onde o amor deve nascer devagarzinho. Bem cuidado, como uma mãe dedicada que atende as necessidades do seu bebê.

Se você está só, pense na lição que está por trás desse momento da sua vida. Do que você está precisando abrir mão?

Qual o amor que você precisa desenvolver?

E descobrindo suas carências não se permita guiar por elas. Carências não são boas conselheiras. A carência pode fazer você sentir pena de si mesmo e se prender ainda mais ao sofrimento.

O amor cura o amor porque assim que passa pelo nosso coração vai limpando tudo que encontra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário